A importância da nutricionista materno infantil e como ela pode te ajudar
- Kellen Pierone
- 14 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de dez. de 2021

É notória a importância de uma alimentação adequada na vida de qualquer pessoa. Mas quando falamos especificamente de nutrição materno infantil, essa importância ganha ainda mais significado.
A nutrição materno infantil, como o próprio nome diz, leva em consideração a alimentação tanto da mãe quanto do seu filho, inclusive na fase da gestação.
Engana-se quem pensa que a nutrição ajuda apenas a ter uma alimentação considerada saudável. Ela vai muito além disso e eu vou explicar o por quê.
Como a nutricionista materno infantil pode ajudar quem está tentando engravidar?
Se você é uma tentante, a nutrição materno infantil tem muito a fazer por você! É possível indicar quais são os melhores alimentos para aumentar a fertilidade do casal, orientar a retirada de alimentos prejudiciais e prescrever alimentos que reduzam a inflamação e consequentemente melhorem esse período que já é de ansiedade e expectativa. Além disso, é possível fazer uma investigação de como estão os níveis hormonais e parâmetro nutricional do casal, e se preciso for, fazer uma prescrição de suplementação de vitaminas.
A gravidez veio! Que ótima notícia! Mas e agora, os cuidados são os mesmos?
A nutrição materno infantil pode melhorar e muito a qualidade de vida da mulher no período da gravidez. O corpo está se adaptando – em nutrientes e hormônios – para nutrir esta nova vida que está chegando. Mas nem tudo são flores: a gravidez tem algumas fases onde a alimentação pode ser um verdadeiro desafio para a gestante. Náuseas, vômitos, azia, letargia, cansaço... Com uma alimentação ajustada todos estes sintomas podem ser amenizados para tornar a gestação mais tranquila e bem aproveitada, além de assegurar a quantidade ideal de vitaminas e minerais que garantirão uma saúde excelente e longevidade, tanto para a mamãe quanto para o bebê.
O desafio da introdução alimentar
Muitas mamães sentem-se perdidas na hora de começar a oferecer alimentos para seus bebês. Com tempero, sem tempero? Qual a quantidade ideal? Como oferecer alimentos diferentes para a criança de modo a expandir seu paladar? A nutricionista materno infantil atua com todas estas questões, o que pode ser decisivo para que a criança cresça sem problemas de seletividade alimentar e consequentes questões como desnutrição e sobrepeso.
E por falar dela, como evitar a seletividade alimentar?
A seletividade alimentar ocorre quando a criança passa a recusar certos alimentos, mostrar desinteresse e pouco apetite. É bastante comum, mas se não for tratada pode gerar problemas futuros, como desnutrição e obesidade. A nutricionista materno infantil vai conseguir te ajudar a desenvolver alternativas para driblar a seletividade e conduzir uma alimentação saudável não só na infância, para a vida toda.
A importância da nutricionista materno infantil estende-se por toda a vida
Lembre-se, as escolhas alimentares da infância influenciarão inclusive na fase adulta. Portanto, é muito importante que estes pontos sejam ajustados na alimentação de pais e filhos, para que as crianças vejam nos bons hábitos dos pais, os benefícios de uma alimentação saudável ao longo de toda a vida e sintam-se motivadas a fazerem boas escolhas também.
Kellen Pierone
Nutricionista Materno Infantil Londrina
留言